Esta norma especifica os requisitos para a pintura de produtos semiacabados e produtos finais do alumínio e suas ligas.

Ela apresenta os requisitos para avaliação dos produtos acabados.

Seguimos a norma ABNT 14125 e aplicamos
também as normas Qualicoat. A Qualicoat é o
organismo certificador europeu para pintura
eletrostática, e a partir dele é emitido um selo
de qualidade para os aplicadores que usam as
melhores práticas nos controles de qualidade
do processo de pintura eletrostática. Suas
diretrizes trazem uma garantia nos sistemas de
processo das empresas certificadas, as quais
passam por rigorosos testes de conformidade,
tais como: Machu, Salt Spray ácido acético,
Corrosão Filiforme, Intemperismo artificial
(teste de xenôn) e Intemperismo natural (teste
da Flórida) O aplicador certificado precisa
também utilizar pré-tratamento e tintas
certificados por esta norma.

Para o efeito madeira, aplicamos a Qualideco,
que normatiza tanto a base de poliuretano, que
é o substrato que garantirá a penetrabilidade
do filme na camada de tinta, como também o
filme de transferência. Essas normas são
utilizadas para garantir que os produtos usados
externamente resistam a descoloração quando
expostos aos raios UV.

NBR 14127 – Determinação da resistência ao impacto da película seca de tintas e vernizes

Através da utilização de um aparelho específico, utilizamos uma chapa como um corpo de prova confeccionado seguindo os padrões do processo. Este corpo de prova é colocado no aparelho onde é solto um peso-padrão de uma certa altura (para cada acabamento de tinta possui uma altura) onde ao bater na chapa o penetrador apresenta uma deformação no metal. Para avaliação do corpo de prova deve ser feito uma verificação a olho nu, onde não deve apresentar falhas como fissura ou desplacamento.

NBR 14615 – Determinação da flexibilidade do revestimento orgânico – Método do mandril cônico

Confeccionar um corpo de prova seguindo os padrões do processo. Utilizar um mandril cônico. Posicionar o corpo de prova de modo que a extremidade fique junto a extremidade do diâmetro menor. Mover a alavanca até dobrar o corpo de prova. Imediatamente após o teste, avaliar a olho nu a presença ou não de fissuras na película.

NBR 14622 – Determinação da aderência da pintura – Método de corte em X e corte em grade

Teste utilizado para avaliar a aderência de qualquer tipo de pintura sobre a superfície do alumínio. No teste de grade é utilizado um conjunto de seis gumes com distância de 1 mm entre os gumes. São feitos cortes na diagonal e transversal sobrepondo os mesmos. Na área de encontro destes cortes deve se colocar uma fita adesiva, semitransparente e filamentosa. Após pressionar a fita nas áreas de corte, remover a fita no intervalo de 1 à 2 minutos, puxando de maneira firme e continua em ângulo mais próximo à 180 graus. Avaliar o resultado seguindo a tabela específica apresentada na norma. Os resultados deverão ser expressos seguindo os códigos (Gr 0; Gr 1, Gr2; Gr3 e Gr4).

NBR 14682 – Determinação da aderência úmida de revestimentos – Método da panela de pressão

Teste utilizado para avaliar a aderência úmida da tinta sobre o alumínio. Utilizando um corpo de prova que deve ser confeccionado seguindo os padrões do processo, realizar o ensaio uma hora após a polimerização. Colocar o corpo de prova dentro de uma panela de pressão específica fixada na posição vertical. Adicionar água desmineralizada até atingir a metade do corpo de prova a ser ensaiado. Colocar a tampa e aquecer após atingir a pressão aquece por 1 hora. Eliminar a pressão e retirar o corpo de prova. Após esfriar e estar em temperatura ambiente fixar uma fita adesiva filamentosa. Após 1 min., puxar a fita manualmente m ângulo de 45 graus, com tração forte e uniforme. O corpo de prova não pode apresentar desplacamento nem bolhas.

NBR 14905 – Determinação da resistência à corrosão por exposição à névoa salina acética do revestimento orgânico de tintas e vernizes

Esta norma trata do método de avaliação à resistência a corrosão. Este ensaio deve ser realizado em três corpos de prova, podendo ser chapas ou perfis de alumínio. Deverão fazer uma incisão em cruz de (90 graus) com largura de 1 mm e comprimento de 100 mm, até atingir o metal. Estes corpos de prova deverão ser colocados em uma câmara de ensaio e exposto em uma solução de névoa salina acética durante um período de 1000 horas. As infiltrações nos corpos de prova não devem exceder 4 mm para qualquer um dos lados da incisão. Utilizar a tabela para verificação de aprovação dos corpos de prova.